Os impactos do sedentarismo nas empresas

Sabemos que os tempos modernos contribuem — e muito — para a formação de uma vida mais sedentária. Ficando horas sentada, muito tempo em frente aos smartphones e com pouca disponibilidade para atividades físicas, a população acaba ficando numa zona de conforto com pouco ou nenhum exercício físico.

Os impactos que o sedentarismo pode trazer às empresas são muito preocupantes, pois implicam na saúde dos colaboradores e na produtividade da organização como um todo.

Os impactos do sedentarismo nas empresas

O sedentarismo, por mais que seja um problema sorrateiro, acarreta em grandes problemas para as empresas.

Caracterizado pela ausência parcial ou total de atividades físicas, o sedentarismo traz um gasto calórico extremamente reduzido, acrescido, muitas vezes, de uma dieta pouco balanceada, o que aumenta sua nocividade à saúde das pessoas.

Empresas onde o sedentarismo está inserido, mesmo que de forma sorrateira, acabam sendo extremamente prejudicadas. Não só por conta da produtividade que acaba sendo afetada, mas também por causa da saúde dos colaboradores.

Devido aos danos à saúde, a falta de exercícios físicos aumenta o volume de faltas e licenças médicas do time, e para suprir as faltas, a empresa precisa contratar colaboradores temporários, aumentando seus gastos.

Se por um lado a contratação de novas pessoas causa aumento dos gastos, a não contratação exige a distribuição dos afazeres ao restante da equipe, o que acaba causando sobrecarga, queda de qualidade e diminuição da produtividade da empresa como um todo.

Ademais, ainda falando em produtividade, um colaborador sem boas condições físicas e psicológicas não consegue trabalhar bem. E por mais que o cenário seja pouco motivador, existem alternativas para que o sedentarismo não seja um problema para a empresa.

Como evitar o sedentarismo numa empresa?

Se uma empresa estimula sua equipe a se exercitar, todo mundo sai ganhando. São pequenos hábitos diários que trazem impactos significantemente positivos a toda a organização.

Veja como uma empresa pode contribuir:

  • - Incentivando a ida e vinda dos colaboradores de bicicleta;
  • - Estimulando o uso das escadas;
  • - Integrando a equipe com aulas de dança ou jogos de vôlei/futebol após o expediente;
  • - Convênios com academias;
  • - Promovendo ginásticas e alongamentos durante o dia de trabalho;
  • - Estimulando uma alimentação saudável;

As pessoas, hoje em dia, já têm a consciência da importância dos exercícios físicos. Mas o que elas realmente precisam, é daquele empurrão inicial. E toda organização que se preocupa com seus colaboradores deveria investir nesse incentivo extra.