O que é Health Tech?

O mundo passa por constantes evoluções tecnológicas. E toda empresa que quer se destacar no mercado precisa ficar atenta a essas modificações. Afinal, é preciso se adaptar para conquistar o público.

Nesse sentido, a área hospitalar não fica de fora das tendências. E o mais claro exemplo disso é a rápida expansão das Health Tech, empresas do ramo da saúde que buscam novas tecnologias para aprimorar os serviços hospitalares.

Quer saber mais sobre elas? Continue lendo nosso post de hoje.

O que é Health Tech?

Health Techs são Startups que buscam e introduzem novas tecnologias nas  áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento dentro do setor da saúde. Em outras palavras, essas organizações têm por objetivo aprimorar os procedimentos e ferramentas usadas pelos profissionais da área.

As health techs também buscam aprimorar o processo de formação de médicos, além de desenvolver novos equipamentos hospitalares. Mas, acima de tudo, essas empresas buscam fornecer o melhor atendimento aos pacientes dos hospitais.

Geralmente, os meios mais utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos dessas startups vem por meio da inteligência artificial, monitoramento de sensores, robótica, reconhecimento facial e imagens e realidade aumentada e virtual.

Os produtos desenvolvidos por uma health tech são pensados através da união de tecnologia com os tratamentos convencionais. Um exemplo desses produtos são as microcâmeras que simulam pílulas, as quais são utilizadas para identificar e investigar sintomas misteriosos do corpo humano.

Como dito anteriormente, essas produções também focam no treinamento dos profissionais, como através do uso de cirurgias virtuais e impressões de órgãos em 3D.

Principais atividades de uma health tech

As tecnologias desenvolvidas pelas empresas desse segmento focam em procedimentos cirúrgicos, protótipos de exoesqueletos e invenções voltadas à saúde, além de, é claro, priorizar a otimização dos serviços de saúde pessoal, prevenção e do sistema que realiza a gestão desses processos.

Ou seja, as principais tarefas das health techs são:

  • - Evitar e minimizar efeitos de doenças através da medicina preventiva;
  • - Identificar a predisposição para doenças através da medicina preditiva;
  • - Estreitar e prolongar a relação entre médicos e pacientes através da medicina proativa;
  • - Usar dados pessoais ou do segmento para personalizar tratamentos e otimizar a gestão;

As Health Techs são de suma importância para o desenvolvimento do setor. E é por isso que as empresas desse segmento vêm crescendo ano após ano e novas startups estão nascendo mundo à fora todos os dias.