Tendências da tecnologia para a área médica em 2021

2020 demonstrou mais do que nunca a importância do setor da saúde para a população. E nesse processo, a tecnologia foi uma das mais poderosas armas em resposta à pandemia. E ela jamais deixará de dar suas contribuições para a área.

O futuro provavelmente já está sendo impactado por essa mudança. E é sobre isso que iremos tratar no nosso post de hoje.

Saiba quais são as tendências da tecnologia para a área médica em 2021.

Tendências da tecnologia para a área médica em 2021

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) atuou como um agente intensificador de mudanças no setor da saúde. Nesse processo, a transformação digital nas unidades de saúde começou a ser acelerada de uma maneira jamais vista.

Diante desse cenário, inúmeras tendências que eram encaradas como sendo do futuro começaram a se tornar realidade de forma imediata. Uma delas se diz respeito à telemedicina.

Teleconsulta

Até então encarada como pouco confiável, a prática foi normatizada pelo Senado depois de muitos anos de discussão e demonstrou um grande avanço para a área médica, desmistificando a ideia de que é pouco eficaz.

Tudo aponta para que as teleconsultas sejam amplificadas e mais abrangentes, o que facilita a transformação do sistema de saúde em algo mais acessível e eficiente.

Além disso, aponta-se que tecnologias, como visitas virtuais e monitoramento remoto de pacientes, venham a corroborar para que usuários com condições crônicas ou pós-agudas deixem o hospital mais cedo. Já que seus estados de saúde podem ser rastreados e tratados independentemente de sua localização.

Rompendo barreiras geométricas,  as teleconsultas têm um imenso potencial de mudança na área médica em 2021, já que pacientes que moram em regiões afastadas agora podem ter um atendimento médico de qualidade a partir do computador ou celular.

Aprimoramento do Fluxo de trabalho com tecnologia

A fim de melhorar o fluxo de trabalho operacional e clínico, os  profissionais da área médica já estão contando com inúmeras tecnologias de informação de saúde. Uma das mais conhecidas é, por exemplo, o agendamento de consultas online.

Outros sistemas desenvolvidos unicamente para diminuir o trabalho manual e otimizar os fluxos por processos digitais estão sendo amplamente utilizados. As tecnologias vêm sendo criadas especificamente para facilitar a vida das pessoas e descomplicar processos antes altamente complexos e repetitivos.

Inteligência Artificial

Desde a documentação clínica até  o apoio no diagnóstico médico, a IA tem sido apontada como uma grande promessa para a área médica em 2021.

Além da facilidade gerada por programas arquitetados unicamente para o dia a dia clínico, até mesmo assistentes virtuais vêm sendo desenvolvidos para aprimorar a experiência do paciente e melhorar o fluxo de trabalho dos colaboradores dos hospitais.

2021 já está chegando e, com ele, uma enxurrada de novidades para o setor hospitalar.

O Correio Pneumático também é uma tecnologia em alta para a área médica. Capaz de otimizar processos, reduzir custos e impactar diretamente no bem estar dos pacientes, esse equipamento tem muito o que fazer pela sua instituição.

Clique aqui e saiba mais sobre o correio pneumático da Medlux.