Tratamento de resíduos hospitalares: qual sua importância?

Você sabe qual a importância do tratamento de resíduos hospitalares?

O tratamento de resíduos hospitalares sempre foi primordial para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. Em tempos de pandemia, essa importância fica ainda mais perceptível, afinal, a crise sanitária abalou os hospitais de forma estrondosa, e onde já tomávamos dezenas de medidas de segurança, estamos agindo com cuidado em dobro.

Saiba mais sobre a importância do tratamento de resíduos hospitalares no post de hoje que a Medlux preparou para você!

Como funciona o tratamento de resíduos hospitalares?

O tratamento de resíduos hospitalares é um procedimento que destrói todas as formas de vida microbianas, como vírus, bactérias e fungos, que possam contaminar produtos, materiais e/ou objetos voltados para a saúde.

Existem muitas formas de tratar e esterilizar resíduos hospitalares. O que te ajudará a tomar a decisão de qual escolher é o tipo de material e o risco de contaminação. As formas distintas de tratar esses detritos são divididas em Método Físico e Método Químico.

  • Método Físico: trata os resíduos hospitalares por meio do calor, filtração ou radiação;
  • Método Químico: trata por meio de compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético;

Qual a importância do Tratamento de Resíduos Hospitalares?

O processo de tratamento de resíduos é importante por muitos motivos. O principal deles se deve  ao fato de proporcionar mais segurança aos profissionais que trabalham no hospital e aos pacientes, já que o processo é capaz de eliminar microrganismos que podem ser maléficos à nossa saúde.

Além disso, o procedimento deixa seu hospital nas conformidades das normas legais estabelecidas pela Anvisa. Assim, a instituição evita problemas sérios na hora da fiscalização.

Um outro ponto muito importante que deve ser notado é a economia e otimização de recursos. Como sabemos, um hospital  possui muitos gastos, e quando encontramos brechas para reduzir custos desnecessários, os ganhos podem ser inúmeros.

Para que isso funcione de forma ainda mais efetiva, considere internalizar a desinfecção do seu lixo hospitalar. A MEdlux desenvolveu uma solução na medida certa para você.

Tratamento de resíduos hospitalares da Medlux

Nosso tratamento de resíduos hospitalares traz um conceito inovador para a coleta, esterilização e eliminação de detritos biológicos perigosos produzidos em hospitais. Instalado diretamente no local, a Sterilwave converte automaticamente esse tipo de resíduo em lixo comum.

O mecanismo é baseado em tecnologia de micro-ondas para proceder à desinfecção de resíduos. Graças ao seu processo de fase dupla (trituração e desinfecção), permite a inativação bacteriana de resíduos em cerca de 30-35 minutos.